O Caminho para a Vida Eterna - CULTO AO VIVO: "A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA" - 15 de novembro de 2019

CULTO AO VIVO: "A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA" - 15 de novembro de 2019

Conteúdo Digital (Vídeo | Áudio | Texto)

Muito bom dia amáveis amigos e irmãos presentes aqui em Juliaca, Peru. É para mim um privilégio estar com vocês, amigos e irmãos presentes e radiouvintes.

         Que as bênçãos de Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, sejam sobre vocês e sobre mim também, e nos abra o coração e o entendimento para compreender a Sua Palavra e receber Suas bênçãos celestes. No Nome Eterno de Jesus Cristo. Amém e amém.

         Nosso tema para esta ocasião é: “A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA”.

         Para poder compreender nosso tema, vamos lemos em Gênesis, capítulo 17, versículo 9 ao 14, onde diz:

         “Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás o meu concerto, tu e a tua semente depois de ti, nas suas gerações.

Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado.

E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós.

O filho de oito dias, pois, será circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente.

Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu concerto na vossa carne por concerto perpétuo.

E o macho com prepúcio, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada dos seus povos; quebrantou o meu concerto.”

         Que Deus abençoe nossos corações com Sua Palavra e nos permita entendê-la.

         Conforme a Palavra dada por Deus a Abraão, para entrar no Pacto Divino que Deus fez com Abraão é necessárioa circuncisão de todo varão; e assim a pessoa entra no Pacto do Deus. E toda pessoa que for circuncidada de no meio do povo hebreu, diz a Escritura que será cortada de seu povo.

         Agora, podemos ver a importância da circuncisão.

         E agora, Deus promete — para o povo hebreu e para todo ser humano — um Novo Pacto, no qual é necessário também uma circuncisão; e conforme as Escrituras, Deus nos ensina que haverá um Novo Pacto.

         Diz em Jeremias, capítulo 31, versículo 31, e capítulo 32, versículo 40, diz-nos sobre este Novo Pacto, no qual é necessário a circuncisão. Vejamos o que diz: Capítulo 31, versículo 31, diz:

         “Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.

Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.”

         Aqui Deus fala de um Novo Pacto para o povo hebreu, e sob este Novo Pacto Deus não se lembrará dos seus pecados. Este Novo Pacto, vejam vocês, está sendo anunciado desde o Antigo Testamento por Deus.

         Vejamos também no capítulo 32 de Jeremias; versículo 37 em diante, diz:

         “Eis que eu os congregarei de todas as terras, para onde os houver lançado na minha ira, e no meu furor, e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar e farei que habitem nele seguramente.

E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

E lhes darei um mesmo coração, e um mesmo caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos, depois deles.

E farei com eles um concerto eterno, que não se desviará deles, para lhes fazer bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.

E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes bem; e os plantarei nesta terra certamente, com todo o meu coração e com toda a minha alma”.

         Aqui encontramos que Deus fala desse Novo Pacto novamente, que será estabelecido com o povo hebreu.

         Agora, neste Novo Pacto, vejam vocês o que Deus nos ensina com relação a este Novo Pacto em Deuteronômio e também em Jeremias. Jeremias, capítulo 4, vejamos o que diz, versículo 1, a respeito deste Novo Pacto diz:

         “Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, para mim voltarás; e, se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando,

e jurarás: Vive o SENHOR, na verdade, no juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações e nele se gloriarão.

 

Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e a Jerusalém: Lavrai para vós o campo de lavoura e não semeeis entre espinhos.

Circuncidai-vos para o SENHOR e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que a minha indignação não venha a sair como fogo e arda de modo que não haja quem a apague, por causa da malícia das vossas obras.”

         Agora vejam como aqui Deus requer a circuncisão do coração, sob este Novo Pacto que Deus prometeu estabelecer com o povo hebreu.

         E agora, para este Novo Pacto o coração é circuncidado e é colocada a Lei Divina no coração das pessoas.

         Por isso é que quando Jesus Cristo esteve sobre a Terra Ele falou de um Novo Pacto; e Ele, falando da Sua morte que iria efetuar na Cruz do Calvário e Seu Sangue que iria derramar, Ele representou na Santa Ceia (que Ele efetuava com Seus discípulos), representou o Seu corpo no pão e Seu Sangue o representou no vinho; e lhes disse: “Este é o Sangue do Novo Pacto”. Porque sob o Novo Pacto não é necessário sangue de animaizinhos mas o Sangue do Cordeiro de Deus, nosso amado Senhor Jesus Cristo.

         Sob o Novo Pacto, vejam vocês, o Sangue que nos limpa de todo pecado é o Sangue do nosso amado Senhor Jesus Cristo. E é necessário que toda pessoa entre no Novo Pacto circuncidando seu coração lá, sua alma, e recebendo a Cristo como seu Salvador, e lavando seus pecados no Sangue de Cristo, o Sangue do Novo Pacto, para viver por toda a eternidade.

         Deus deu ao ser humano, sob o Novo Pacto, já uns dois mil anos de Cristo até aqui; e não sabemos quanto tempo resta deste Novo Pacto, no qual a semente de Abraão, a descendência de Abraão, está sendo circuncidada já não no prepúcio mas no coração.

         Vejam vocês, a semente de Abraão segundo a carne, o povo hebreu, era circuncidado fisicamente, como foi circuncidado Abraão e Isaque; até o próprio Jesus foi circuncidado no oitavo dia.

         E agora, sob a nova circuncisão…, que é no coração, na alma, pelo Espírito de Cristo, o Espírito Santo, onde Ele escreve as leis divinas em nossa alma; para assim guardar as ordenanças divinas, viver uma vida conforme à Palavra de Deus, servindo a Cristo todos os dias de nossa vida, tendo lavado nossos pecados no Sangue do Novo Pacto, que é o Sangue do nosso amado Senhor Jesus Cristo derramado na Cruz do Calvário; e quando a pessoa recebeu a Cristo como seu Salvador e lavou seus pecados no Sangue de Cristo, se tornou efetivo o Sacrifício de Cristo para a pessoa.

         Cristo já nos lavou de todo pecado lá na Cruz do Calvário, mas isso se torna efetivo a cada indivíduo quando a pessoa o recebe como seu Salvador.

         É como um homem multimilionário que faz um cheque de um milhão de dólares para você. E todo mundo pode dizer a você e você pode dizer: “Eu tenho um cheque que me fizeram de um milhão de dólares; me fez Fulano de Tal, um multimilionário”; mas esse cheque não se torna efetivo para você enquanto você o tiver em sua mão e o troque, mesmo que estiver feito para você. E assim também o Sangue de Cristo fez para você a Obra de Redenção.

         Cristo fez Sua Obra de Redenção para você, você foi perdoado por Cristo de todos seus pecados; mas até que você o recebe; não se torna efetivo para você esse Sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário.

         Assim como não se torna efetivo o cheque de um milhão de dólares para você até que você o recebe; assim é também a Obra de Cristo como Redentor na Cruz do Calvário: não se torna efetiva em você até que você o recebe como seu Salvador, seu Redentor, e lava seus pecados assim no Sangue de Cristo; e assim recebe vida eterna, e assim entra no Novo Pacto de Deus, que é sob o Sangue do nosso amado Senhor Jesus Cristo.

         E toda pessoa que não entra no Pacto de Deus… Como era no Antigo Testamento: no meio do povo hebreu quem não era circuncidado e entrava ao Pacto de Deus, que foi dado a Abraão, era cortado do povo. E toda pessoa que não entra no Novo Pacto de Deus sob o Sangue de Jesus Cristo será cortado do povo, ou seja: perde o direito à vida eterna; porque não entrou no Novo Pacto de Deus, que é para hebreus e para gentios também.

         Deus colocou diante do ser humano a vida e a morte, para que o ser humano escolha a vida, e entre no Novo Pacto Divino.

         Cristo falando em São João, capítulo 5, versículo 24 em diante, diz:

         “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.

         Vejam o simples que é passar da morte a vida.

         E agora, vejam o que Ele diz destas pessoas que o receberam. Capítulo 6 de São João, versículo 39 ao 40, diz:

         “E a vontade do Pai, que me enviou, é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último Dia (ou seja: que tem a promessa, a pessoa, de ser ressuscitado se seu corpo físico morre, será ressuscitada em um corpo eterno).

         Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia.”

Novamente Jesus Cristo repete Sua promessa de ressuscitá-lo no Último Dia.

         Agora, isto é assim para estas pessoas que creram em Cristo, por quê? Porque entraram no Novo Pacto de Deus sob o Sangue de Jesus Cristo; e o Sangue de Jesus Cristo é o Sangue do Novo Pacto para todo ser humano.

         Agora vejam o grande amor de Deus pelo ser humano. Diz São João, capítulo 3, versículo 16:

         “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

         É a oportunidade máxima que o ser humano tem quando vem a este planeta Terra: tem a oportunidade de viver eternamente; recebendo a Cristo como seu Salvador, lavando seus pecados no Sangue de Cristo e recebendo Seu Espírito Santo, e assim entrando ao Pacto Divino, ao Novo Pacto de Deus, tanto para hebreus como para gentios.

         Algumas pessoas não compreenderam a importância deste Novo Pacto, e por isso é que não receberam a Cristo como seu Salvador; mas os que compreenderam a importância que tem a vida eterna para a pessoa, correram aos pés de Cristo para entrar ao Novo Pacto Divino.

         Agora vejam vocês que o Novo Pacto é para pessoas gentias e também hebreus, não se limita ao povo hebreu.

         Por isso é que dentre os gentios também Deus teria descendência de Abraão. Ou seja: os descendentes de Abraão segundo a carne é o povo hebreu, o qual esteve sob o Pacto que é na carne, a circuncisão na carne; mas temos o Israel celestial, que é a Igreja do Senhor Jesus Cristo, que está sob o Pacto Divino na circuncisão da alma, do coração, pelo Espírito de Deus entrando aí na sua alma e produzindo o novo nascimento.

         Agora, vimos o que é A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA.

         E agora, Jesus Cristo é fiador de um Novo Pacto, que tem melhores promessas que as que tem o Pacto sob a circuncisão na carne.

         Agora podemos ver a bênção tão grande que há da parte de Deus para o ser humano, sob o Novo Pacto que Deus estabeleceu, para que todo ser humano tenha acesso a esse Novo Pacto, para que a pessoa possa viver por toda a eternidade.

         Agora vejamos o que estará acontecendo em cada pessoa quando o recebe como seu Salvador. Vejam, aqui em Apocalipse, capítulo 1, versículos 5 em diante, diz:

         “e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

         e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!”

         Agora vejam como foram tirados nossos os pecados: foram tirados pelo Sangue de Jesus Cristo, o Sangue do Novo Pacto. E vejam em… aqui em Apocalipse mesmo, onde lemos; que diz que nos fez para nosso Deus reis e sacerdotes.

         E em Apocalipse, capítulo 5, versículos 9 ao 10, diz:

         “E cantavam um novo cântico, dizendo:

Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;

         e para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.”

         Agora vejam como por meio do Novo Pacto, sob o Sangue de Cristo, Ele nos fez reis e sacerdotes; e reinaremos com Cristo sobre a Terra no glorioso Reino Milenial de Cristo e também por toda a eternidade.

         Por isso é que em Apocalipse, capítulo 20, versículos 4 ao 6, diz:

         “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar (estas são as pessoas que estão sob o Novo Pacto, sob o Pacto, sob o Sangue de Cristo, os quais foram feitos reis e sacerdotes; por isso haverá tronos nos quais se sentarão como reis). E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram (os outros mortos são os que não estavam sob o Pacto Divino, sob o Sangue do Novo Pacto). Esta é a primeira ressurreição (ou seja: a primeira ressurreição é para as pessoas que estão sob o Sangue do Novo Pacto, o Sangue de Jesus Cristo).

         Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.”

         Agora vejam as grandes bênçãos, os grandes benefícios que há sob o Novo Pacto, o qual é sob o Sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário e Seu Sangue derramado ali.

         Esse Novo Pacto está sob o Sangue de Jesus Cristo. Por isso Cristo dizia… quando tomou a Ceia, disse… falando do vinho, o qual é símbolo do Sangue de Cristo, disse: “Este é o Sangue do Novo Pacto”. Representou no vinho o Seu Sangue, o qual era derramado para realizar a Obra de Redenção.

         Agora vimos, nesta circuncisão atualizada, as bênçãos que há para todo ser humano.

         E neste Último Dia, para confirmar este Pacto Divino tanto aos gentios como aos hebreus, tanto ao Israel celestial como ao Israel terreno, Jesus diz em Apocalipse, capítulo 22, versículo 16:

         “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas.”

         Jesus Cristo envia o Seu Anjo Mensageiro, o qual é o profeta mensageiro da Dispensação do Reino, para dar testemunho de todas estas coisas que devem acontecer neste Último Dia e assim confirmar o Pacto ao Israel celestial (que é a Igreja de Jesus Cristo) e em seguida ao Israel terreno (que é o povo hebreu).

         Em seguida também, em Apocalipse, capítulo 22, versículo 6 em diante, diz:

         “E disse-me o anjo: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.”

         Cristo envia Seu Anjo Mensageiro para dar testemunho de todas as coisas que em breve devem acontecer, neste tempo final; e lhes mostra o Novo Pacto, lhes confirma esse Novo Pacto e diz aos seres humanos que ainda resta um curto tempo, onde há oportunidade para as pessoas que vivem neste tempo entrarem no Novo Pacto de Deus, sob o Sangue do Novo Pacto, sob o Sangue do nosso amado Senhor Jesus Cristo.

         Mas em breve se fechará a oportunidade para os gentios para entrarem nesse Pacto, porque terá se completado o número dos que têm seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro no Céu. E quando entrar até o último e Cristo tiver feito intercessão até pelo último dos escolhidos, em seguida se fechará a Porta para os gentios (a Porta é Cristo) e já não poderá entrar sob o Novo Pacto nenhuma outra pessoa; já nenhuma outra pessoa poderá lavar seus pecados no Sangue de Cristo, no Sangue do Novo Pacto, porque já terá se terminado o período de tempo que Deus dá aos gentios.

         E em seguida passará ao povo hebreu o Programa de Deus e o Espírito de Deus e o Mensageiro de Deus, para confirmar o Pacto ao povo hebreu, onde haverá um grupo de 144.000 hebreus que o receberão e entrarão no Novo Pacto; porque o povo hebreu se manteve no Pacto Antigo, o qual foi dado a Abraão, e não compreenderam que há um Novo Pacto, do qual Deus falou desde o Antigo Testamento e lhes disse que estabeleceria com Israel um Novo Pacto; mas eles ainda não o compreenderam, como nação; mas neste tempo final eles o compreenderão, 144.000 hebreus, e entrarão no Novo Pacto, no Pacto Divino sob o Sangue do Cordeiro de Deus, nosso amado Senhor Jesus Cristo.

         Por isso é que Jesus Cristo envia o Seu Anjo Mensageiro: para dar testemunho de todas estas coisas que devem acontecer neste tempo final; e assim Deus nos abrir o coração e o entendimento para compreender todas estas coisas e recebermos as bênçãos divinas sob o Novo Pacto, que é sob o Sangue de Jesus Cristo nosso amado Salvador.

         Agora podemos ver que estamos em um tempo muito importante, onde toda pessoa tem acesso a esse Novo Pacto para obter vida eterna; e é uma oportunidade única que a pessoa tem neste planeta Terra. Não pode deixar que seus dias terminem sem entrar no Novo Pacto de Deus, porque quem deixa que seus dias terminem sem entrar ao Pacto de Deus depois já não tem mais oportunidade.

         Agora, vimos que há uma circuncisão nova, uma circuncisão atualizada, e é na alma, no coração das pessoas. Por isso é que Deus disse:

         “Amarás ao Senhor teu Deus com todo teu coração.”

         Vimos “A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA”, para entrar ao Pacto Divino.

         Que as bênçãos de Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, sejam sobre todos vocês e sobre mim também; e em breve se complete o número dos escolhidos de Deus, entrem ao Novo Pacto Divino; e o Anjo do Pacto, Jesus Cristo, o Anjo do Novo Pacto, ressuscite os mortos em Cristo e transforme nossos corpos e nos leve à Ceia das Bodas do Cordeiro no Céu. No Nome Eterno do Senhor Jesus Cristo. Amém e amém.

         “A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA”.

            [Revisão novembro 2019]

CULTO AO VIVO: "A CIRCUNCISÃO ATUALIZADA" - 15 de novembro de 2019
Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã". Apocalipse 22:16